O que é inteligência ?

00mS051mP9MO que é inteligência ?

Bem amigos, depois de um bom tempo sem postar nada, temos aqui algo interessante – ao menos para mim o é. Falando sobre inteligência observamos que o conceito que se tem pode variar de pessoa para pessoa, de cultura para cultura. Alguns dizem ser inteligente um indivíduo detentor de quantidade de informação além do comum, ou seja, uma enciclopédia ambulante. Não concordo, apesar de ser algo de muito valor ele tem apenas memória além do comum. Já aqueles que são capazes de efetuar cálculos complexos também são tidos como inteligentes, os que conhecem teorias científicas, e assim por diante. Todavia, essas qualidades isoladamente são questionáveis a partir do momento que percebemos pessoas, por exemplo portadoras do autismo, consideradas “não normais”, esbanjando raciocínio rápido e boa memória. Existem pessoas com sérios distúrbios mentais/emocionais que são capazes de elaborar, arquitetar planos e estratégias detalhadíssimas e com muita coesão a fim de atingirem o seu objetivo seja ele criminoso ou não e mostrando serem dotadas de uma inteligência invejável, muito bem, então onde ficam o conceitos ? Quem são os inteligentes, nós ou eles ? Quem são os “anormais”, nós ou eles ?
Não creio na burrice e sim na falta de informação seja por dificuldade no acesso ou pelo simples fato do indivíduo não julgar imprescindível obter-lá. De modo geral, a partir do instante em que temos uma nova informação é preciso rever os nossos conceitos.
Falando em conceito, segue um texto do qual não conheço o autor mas que dá ao tema um toque de humor e que nos mostra a necessidade de pensar antes de classificarmos a nós mesmos ou aos outros no quesito inteligência/burrice.
Abram aspas :

PESSOAS INTELIGENTES

C
onta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia.
Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas.

Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 REIS e outra menor, de 2.000 REIS.
Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.

Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.
‘Eu sei’ – respondeu o tolo assim: ‘Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda’.
***
Pode -se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.

A primeira:
Quem parece idiota, nem sempre é.
A segunda:

Quais eram os verdadeiros idiotas da história?
A terceira:

Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.
A quarta e mais interessante é:

A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.

Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos.
Moral da História…
‘ O maior prazer de uma pessoa inteligente é bancar o idiota, diante de um´´ Idiota“ que banca o Inteligente’.

Anúncios

Sobre tulipa2

Sou simplesmente mulher, com todos os defeitos e qualidades que um ser humano pode ter... Mas que ama a vida e cada minuto dela, como se fosse o ultimo a ser vivido! Sou também uma mulher com dualidades bem marcantes: independente, determinada, romântica, carinhosa, sensível, céptica, alegre, ciumenta, amiga sincera e leal estendendo essas qualidades, para o mundo virtual, onde tive o privilégio de conhecer vários amigos especiais! Detesto mentiras, traição e falsidade. Tenho o senso ideológico muito aflorado, sou totalmente contra preconceitos detestando por isso toda e qualquer Discriminação seja ela racial, sexual, religiosa ou outras. Sou assim, e gosto de ser como sou!!!
Esse post foi publicado em MENSAGENS DE OTIMISMO E REFLEXÃO P/ O DIA-A-DIA. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s