PayPal – Como criar uma conta pessoal

Image representing PayPal as depicted in Crunc...

Image via CrunchBase



PayPal – Como criar uma conta pessoal – Parte 1

Criado por Manuel Rocha |Hoje em dia, cada vez mais sentimos a necessidade de realizar compras on-line, principalmente quando vemos produtos que aqui no mercado português apresentam um determinado preço e nos deparamos que do outro lado do oceano o mesmo produto custa 5 vezes menos.

Claro que defendemos o nosso mercado, defendemos os nossos produtos, mas acima de tudo defendemos o nosso poder de compra. Vamos falar-vos no maior serviço de cobranças a nível mundial e que muitas das vezes as pessoas acham complicado usar. Vamos falar-vos do PayPal e hoje vamos quebrar o mito que usar é difícil e acima de tudo vamos potenciar a confiança neste serviço.

Poderíamos não dar a devida atenção a este serviço, visto ser privado e onde existe um proveito directo pela sua utilização, mas o mundo é cada vez mais global e não podemos parar no tempo, onde o pagamento a descoberto era uma prova de vitalidade mercantilista.

Dividimos este guia em quatro partes para que possa ser realmente fácil perceber o que rodeia este serviço, sinta-se à vontade para nos interrogar para responder às suas dúvidas.

Todas as semanas iremos apresentar cada uma das partes abaixo descritas:

  • Parte 1 – Como criar uma conta pessoal
  • Parte 2 – Como carregar a conta PayPal com o MBNet (para que todos aqueles que não têm cartão de crédito também possam usufruir de uma conta PayPal)
  • Parte 3 – Efectuar uma compra usando a nossa conta PayPal. Nesta parte vamos realizar uma compra de um produto no maior shopping da Internet, o Ebay, ou então na maior livraria do mundo, o Amazon, depende do nosso espírito no momento.
  • Parte 4 – Iremos ensinar a usar o cartão de crédito, para aqueles que tiverem cartão de crédito. Iremos ensinar a associar o mesmo à sua conta PayPal de modo a serem PayPal Verified e também para evitarem ter de recorrer sempre ao MBNet para realizar uma compra.

Agora que já fizemos o sumário, vamos passar ao que interessa e acabar com o mito da dificuldade de usar uma conta Paypal.

Começo por dizer que todo o processo está descrito no site PayPal em português, logo não se sinta melindrado com a possibilidade de não entender.

Em primeiro lugar entramos no website da PayPal e clicamos em Inscreva-se, que se encontra do lado esquerdo da página, logo abaixo do sistema de login. Para ser mais fácil de identificar é o link contornado por um rectângulo vermelho apresentado na imagem abaixo.

Após termos clicado no link acima citado somos confrontados com a janela que podem observar na imagem abaixo apresentada. Nesta janela devemos fazer o seguinte:

  • No contorno vermelho com o número 1 devemos indicar o nosso país e o nosso idioma.
  • Depois logo abaixo deparamos-nos com 3 tipos de conta: Pessoal, Especial e Negócios.
    Nós vamos seguir pela conta do tipo Pessoal porque é a que necessitamos para efectuar as nossas compras. Mas se quiserem vender produtos na Internet a nível particular, como por exemplo aquelas pessoas que produzem artesanato, bijutaria e outro tipo de produtos muito comuns hoje em dia, devem então optar pela conta do tipo Especial. Se forem uma empresa que quer comprar e vender e que o vosso cliente tenha logo acesso a uma factura com todos os dados que uma factura deve ter, como por exemplo o IVA, devem seguir-se pela conta de Negócios. Relativamente a esta última podem indicar que na factura a taxa do IVA a cobrar não é a nossa mas sim a do país que corresponde ao cliente. O processo de registo que vamos efectuar é igual nos três tipos de conta diferenciando-se na conta do tipo Negócios em que a pessoa tem de indicar entidades, números de contribuintes entre outras burocracias. Portanto para iniciarmos clicamos na opção contornada a vermelho com o número 2.

Após terem escolhido o vosso tipo de conta deverão visualizar esta imagem, devendo preenchê-la com os vossos dados e clicar no botão com a designação de “Concordar e Criar Conta” que se encontra no final da página. Mas só o devem fazer assim que preencherem todos os campos, caso contrário a página vai dar sempre erro a indicar que faltam campos.

Se seguiram este processo de forma correcta e no fim, visualizaram esta imagem tal como a indicada em baixo, então concluíram com sucesso a primeira parte do registo de uma conta no PayPal. Mas ainda não terminou, pois é necessário activar a conta. Procurem na vossa caixa de entrada do email que indicaram na janela anterior, um email de confirmação. Por vezes esse email demora a chegar.

Na vossa caixa de email devem lá ter um email da PayPal com o assunto “Bem-vindo ao PayPal – Escolha sua forma de pagamento”. Quando abrirem esse email devem ter um email com a estrutura idêntica à que vos apresento na imagem abaixo indicada. Devem clicar no botão identificado na imagem pelo contorno vermelho.

Após clicarem nesse botão será aberta uma página idêntica à apresentada em baixo onde deverão introduzir a password por escolhida por vós no processo de registo e de seguida clicar no botão que diz “Continuar”.

Agora deverão ver uma página igual a esta. Aqui deverão escolher duas perguntas de segurança, escrever a respectiva resposta e indicar a nacionalidade, que já deve estar correcta. Após este processo, é só clicar em no “Enviar” que se encontra no fundo da página.

Se depois de todos estes passos se depararem com a página que aqui vos apresento, com aquele rectângulo amarelo a dizer “Você alterou as suas perguntas e respostas de segurança com êxito”, então tenho o prazer de vos informar que já acabaram de criar a vossa conta de PayPal com sucesso.

PayPal – Realizar uma compra on-line – Parte 3

Criado por Manuel Rocha em 23 de Outubro de 2009 | 22 comentários

Hoje em dia, cada vez mais sentimos a necessidade de realizar compras on-line, principalmente quando vemos produtos que aqui no mercado português apresentam um determinado preço e vemos que do outro lado do oceano o mesmo produto custa 5 vezes menos.

Claro que defendemos o nosso mercado, defendemos os nossos produtos, mas acima de tudo defendemos o nosso poder de compra. Por isso voltamos a mais um guia, espero que tenham acompanhado os anteriores, caso não os tenham seguido, veja no final o link para os 2 primeiros. Voltamos a falar de compras on-line e como potenciar a confiança nesta acção de compra.

Bem, cá estamos nós mais uma vez para dar seguimento ao que iniciamos há duas semanas, ou seja, como trabalhar com o PayPal. Penso que pelos feedbacks que o objectivo pretendido com estes tutoriais tem sido cumprido, ou seja, levar a que as compras na internet passem a ser uma realidade para todos e não um enigma difícil de se resolver.

Hoje vamos efectuar a nossa primeira compra a partir da nossa conta criada na primeira publicação usando o nosso cartão MBNet associado à nossa conta PayPal na segunda publicação.

Para efectuarmos a nossa compra vamos usar o maior sistema de compras on-line que se conhece até à actualidade, o Ebay. Eu costumo usar o ebay.co.uk pelo facto de encontrar com maior rapidez e eficácia produtos que vêm de outros países da União Europeia, mas o ebay.com é o maior deles todos. Existem certos produtos que aparecem num e não noutro e outros produtos que aparecem em ambos. Existem também outros sites do ebay relativos a outros países, como por exemplo o ebay de Espanha, ebay.es. Infelizmente não existe o ebay português mas existe o internacional designado de ebay.com.pt.

Antes de começarmos desde já vos notifico de que neste tutorial não vamos abordar determinadas questões sobre o ebay, nomeadamente, criação de uma conta, como funciona o ebay, tipos de pesquisa e em quem confiar. Neste tutorial vamos somente apresentar uma compra de um determinado produto já previamente escolhido.

Ora bem, há dias a empresa onde eu trabalho deu-me a escolher um modelo de telemóvel de entre uma lista de cerca de 50 telemóveis até um determinado valor. Dessa lista escolhi o Nokia 5530 xpress music branco, pois o preto estava esgotado. Semanas depois da escolha finalmente o mesmo chegou e, quando o retirei da caixa, reparei que este, comparado com o meu HTC P3600, era bastante frágil e então resolvi comprar-lhe uma daquelas capas de borracha e um protector de ecrã por causa dos riscos, pelo facto deste modelo da nokia ser touch screen.

Para tal, autentiquei-me no ebay, fiz a pesquisa pelo que pretendia e eis que cheguei ao produto que abaixo vos apresento, que para além de ser barato (£1.98 é aproximadamente €2.19) ainda me oferece como presente o protector de ecrã. Agora que temos o nosso produto clicamos onde diz “Buy It Now”.

Após clicarmos no dito botão, somos reencaminhados para a página que abaixo vos apresento. Nesta, podemos observar de forma resumida aquilo que vamos comprar, nomeadamente a descrição do produto, preço do mesmo e quanto nos vai custar trazer o mesmo de lá até ao nosso país. Ainda nos dá informação sobre se pretendemos seguro ou não. Se for aquilo que desejamos clicamos onde diz “Commit to Buy”, para procedermos à compra efectiva do produto.

Após fazermos o “Commit” seremos reencaminhados para a página abaixo apresentada que nos dá os parabéns pela compra, indicando desta forma que o produto já é nosso. Agora só falta a parte pior… e a que nos interessa, isto é, pagar usando a nossa conta PayPal. Para isso carregamos no botão “Pay Now”.

Após clicarmos no referido botão seremos encaminhados para a página com parecenças de uma factura, onde aparece o detalhe da compra, para onde ela vai ser enviada, etc. No canto inferior direito da página encontramos um botão que diz “Continue”, de forma a podermos continuar para realizar o pagamento da nossa compra.

Assim que clicamos no botão para continuarmos somos confrontados com esta página a pedir as credenciais de uma conta PayPal caso exista. Aqui inserimos o nosso Email (1), respectiva password(2) e clicamos onde diz “Log In” (3). Assim vamos autenticar-nos na nossa conta PayPal.

Após nos autenticarmos somos encaminhados para uma página muito idêntica a uma já anteriormente apresentada. Nesta página para além do que já existia na outra temos mais umas informações extra, desta vez, relativas à nossa conta PayPal, nomeadamente, quanto é que vamos pagar já convertido na nossa moeda, qual o cartão de crédito que está em vigor, tendo a possibilidade de se trocar, bem como, a taxa de conversão que o PayPal usou. Aqui, clicamos num dos botões que dizem “Confirm Payment” de forma a confirmar o pagamento do nosso produto.

Após realizarem os passos todos, irá aparecer a janela abaixo, isso quer dizer que a vossa compra foi efectuada com sucesso e que conseguiram pagar a mesma com a vossa conta PayPal. Agora é só aguardar que o produto chegue a casa.

Espero que tenham gostado e aguardem até à próxima semana para o último tutorial da saga PayPal.

http://pplware.sapo.pt/tutoriais/paypal-como-criar-uma-conta-pessoal-parte-1/#

Enhanced by ZemantaTendo um cartão de crédito associado à conta do paypal, não é necessário fazer withdraw, nem deposit.

Como referi no tutorial existem 3 tipos de conta:
– Pessoal
– Especial
– Comercial

Cada uma delas tem uma particularidade distinta que já expliquei no tutorial mas vou voltar de forma resumida a explicar. A pessoal é só para pagamentos, a especial é para compra e venda mas é usada para venda entre particulares em que a facturação não se aplica (não sei até que ponto isto é legal em Portugal) e depois tens a comercial que é destinada a empresas que compram e vendem e querem facturar o produto que estão a vender.

Nas três contas podes receber dinheiro sendo que a pessoal está limitada a receberes dinheiro de outras contas paypal, por exemplo, tu tens uma conta paypal e o teu pai tem outra e necessitas de fazer uma compra qualquer e faltam-te 3€ para terminares o processo, podes pedir ao teu pai para te transferir esses 3€ da conta dele para ti caso ele também os tenha mas nunca podes transferir esse dinheiro para a tua conta bancária.

Mas outras modalidades podes transferir o dinheiro da tua conta paypal para a tua conta bancária desde que os dados que indicaste sobre a conta bancária no site da paypal correspondam mesmo aos dados da tua conta, caso contrário pagas multa e o dinheiro não te sai da conta paypal. Há relatos de que esse dinheiro, por questões de segurança, fica preso por x tempo mas não sei ao certo porque ainda não consegui fundamento.

PayPal – Associar cartão de crédito – Parte 4

As compras online, no nosso mercado, ainda não conseguiram atingir a maioridade. As pessoas ainda t~em bastante relutância em comprar e principalmente pagar online.

Para defender este novo mercado, que não deixa de ter um lugar sem pretensão de extinguir o comércio tradicional, criámos ao longo deste último mês um guia “light” para ensinar a usar ferramentas de destreza nas compras online. Falámos do PayPal de forma desinibida, falámos no MBnet e hoje iremos falar do cartão de crédito. É simples, é seguro e verá que lhe traz vantagens.

Este será o último tutorial da saga PayPal. Hoje vou-vos ensinar a associar o vosso cartão de crédito à vossa conta. O processo não é novo, visto já ter sido abordado no tutorial número dois desta saga.

Ora bem, para começar vamos para a página do PayPal para realizarmos o nosso login.

Após termos efectuado a operação anterior somos reencaminhados para a respectiva página que nos possibilita Adicionar ou Editar cartões de crédito. Nesta página devemos indicar qual o nosso tipo de cartão (1), onde diz “Número do cartão” (2) devemos indicar o número de cartão crédito, que se costuma encontrar na parte da frente do mesmo, onde diz “Data de vencimento” (3) colocamos a data de vencimento que se encontra também numa das faces do cartão de crédito e depois onde diz “Número de verificação do cartão” (4) devem colocar os 3 dígitos que encontram geralmente na parte de trás do cartão por baixo da banda magnética onde se coloca a assinatura do titular.

Confirmem a morada ou se preferirem indiquem uma nova (5). Essa será a morada utilizada para a entrega das encomendas. Após todos estes passos cliquem em “Adicionar cartão” (6).

Feito isto o nosso cartão de crédito está adicionado. Seremos reencaminhados para a página abaixo apresentada indicando que nos será debitado da conta uma determinada quantia, que são os tais 1,5€ e que os podemos recuperar a partir dos 4 dígitos que irão aparecer no extracto da nossa conta bancária dentro de 2 a 4 dias. Portanto podemos sair do Paypal agora e regressar quando os quatro dígitos estiverem presentes no extracto da nossa conta bancária. A dita referência terá o seguinte formato: 1213PAYPAL–*EXPUSE (Formato exemplo. Pode variar.)

No entanto podem fazer as vossas compras a partir do vosso cartão de crédito. Simplesmente, enquanto não inserirem a dita referência, a vossa conta não fica confirmada.

Após termos a referência voltamos à página do PayPal e fazemos a nossa autenticação. Dentro da página do PayPal vão aonde está escrito, “Confirmar meu cartão de crédito ou débito” como podem ver na imagem abaixo.

Após terem executado o passo anterior serão encaminhados para uma página onde podem vincular outros cartões de crédito se assim entenderem. Nessa página, no lado esquerdo, vão encontrar um menu igual ao que apresento em baixo. Nesse menu escolhem a opção “Confirmar meu cartão”.

Quando realizarem a acção anterior serão reencaminhados para a página seguinte. Nesta página verifiquem se o cartão de crédito que está indicado em “Select Card” é o cartão que adicionaram e que querem verificar, caso tenham mais do que um cartão adicionado. Verifiquem a data e coloquem a referência onde diz “PayPal Code”. Depois é só fazer “Submit”.

Após isto deverão ter sido reencaminhados para uma página como está abaixo apresentada. Nesta imagem podem ver que os 4 digitos estão correctos e a conta já se encontra verificada.

Com isto terminamos a nossa saga sobre PayPal e já temos o nosso cartão de crédito adicionado. Boas compras.

Artigos relacionados:

Anúncios

Sobre tulipa2

Sou simplesmente mulher, com todos os defeitos e qualidades que um ser humano pode ter... Mas que ama a vida e cada minuto dela, como se fosse o ultimo a ser vivido! Sou também uma mulher com dualidades bem marcantes: independente, determinada, romântica, carinhosa, sensível, céptica, alegre, ciumenta, amiga sincera e leal estendendo essas qualidades, para o mundo virtual, onde tive o privilégio de conhecer vários amigos especiais! Detesto mentiras, traição e falsidade. Tenho o senso ideológico muito aflorado, sou totalmente contra preconceitos detestando por isso toda e qualquer Discriminação seja ela racial, sexual, religiosa ou outras. Sou assim, e gosto de ser como sou!!!
Esse post foi publicado em tutorial. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s