Como criar um blog no WordPress

Como criar um blog no WordPress

Criado por Vítor M.Por Nuno Barros para o PPLWARE.COM

como podem criar um blog gratuito no WordPress. Para alguns, o que aqui vai ser explicado não será novidade, mas espero que para os muitos que ainda não têm um blog, seja o início de uma aventura por este mundo.

, mas penso que faltará o foco ao WordPress. Mãos à obra!

Criar o blog

Então para começar e criar o seu blog em apenas alguns minutos, é necessário aceder ao site do WordPress (em português de Portugal), no endereço http://pt.wordpress.com e carregar em “Entre agora”.

Em seguida deverá criar um nome de utilizador, password, indicar o seu endereço de email, colocar o visto nas notas legais, seleccionar “Quero um blog!” e carregar em “Próximo”.

No formulário seguinte, deverá escolher o Nome do Blog (ex: exemplo.wordpress.com), o título e o idioma principal e finalmente carregar em “Registar”.

Atenção: deverá escolher cuidadosamente o Nome do Blog, pois este não poderá ser alterado após a sua criação.

Após carregar em Registar, será enviado um email para o endereço que indicou no processo de registo, que contém a chave de activação necessária para confirmar a criação do seu blog.

Enquanto espera que chegue o mail de confirmação, pode aproveitar para actualizar o seu perfil, preenchendo os dados relativos ao seu nome e introduzir uma pequena descrição acerca de si, que deverá guardar carregando em “Guardar perfil”.

Quando receber o email de confirmação, deve carregar no link para finalizar o processo de criação do seu blog.

Ao carregar no link, será direccionado para seguinte página do WordPress:

Carregue em “View your site” para ver de imediato o seu novo blog, que terá um aspecto semelhante a este:

Adicionar conteúdo ao seu blog

Para aceder ao painel de administração do seu blog, deve introduzir o endereço http://tutorialpeopleware.wordpress.com/wp-admin (substituir “tutorialpeopleware” pelo nome do seu blog), preencher o Nome de utilizador e password e carregar em “Iniciar Sessão”.

Quando iniciar a sessão vai ver pela primeira vez o painel de controle do WordPress. Aqui poderá ver os seus artigos mais recentes, comentários, estatísticas acerca das visitas ao seu blog e aceder a todas as ferramentas e configurações.

Para escrever um novo artigo no seu blog, carregue em “Posts”, na barra lateral esquerda, e em seguida em “Novo Post”. Se quiser alterar o artigo inicial “Hello world!”, passe o cursor por cima de “Hello world!” e carregue em “Editar”.

O editor de artigos do WordPress permite utilizar algumas das funções mais comuns nos editores de texto, como a formatação de texto, hiperligações, listas numeradas, etc.
Para criar um novo artigo, deverá preencher o título e escrever algum texto.

O WordPress disponibiliza 3Gb de espaço para armazenar as suas imagens ou outros ficheiros. Se quiser adicionar uma imagem a um artigo, deve carregar no ícone ao lado de “Upload/Inserir”

Carregue em “Escolher ficheiros” e seleccione a imagem ou documento que deseja inserir no artigo (formatos permitidos: jpg, jpeg, png, gif, pdf, doc, ppt, odt, pptx, docx)

Após terminar o carregamento da imagem, pode adicionar uma legenda à imagem e escolher o tamanho e a posição da imagem. Quando tiver feito todas as configurações da imagem, carregue em “Inserir no Post”.

Também pode adicionar um video ao seu artigo. Na versão gratuita do WordPress, apenas poderá adicionar vídeos do Youtube, Google Vídeo e DailyMotion. Para adicionar um vídeo deverá carregar no segundo ícone ao lado de “Upload/Inserir”.

Carregue na opção “de uma URL”, no campo URL insira o endereço do video (ex: http://www.youtube.com/watch?v=7H0K1k54t6A) e finalmente carregue em “Inserir no Post”

No final, quando tiver todo o texto e restante conteúdo do seu artigo pronto, carregue em “Publicar” (no lado direito). Se quiser, pode carregar em “Prévisualizar” para ver qual será o aspecto do seu artigo.

E assim, com pouco esforço e sem ser um “expert” na matéria, acabou de publicar o seu primeiro artigo no novo blog do WordPress.

Para sair do painel de administração do WordPress, deverá carregar em “Terminar Sessão” no canto superior direito.

como personalizar e melhorar o vosso blog (ou qualquer outro blog que utilize a plataforma WordPress 2.7).

Primeiro, vamos escolher uns plugins úteis e fazer download dos mesmos (cliquem nos nomes para ir para os sites e fazer download da última versão):

  • Akismet: plugin super útil para evitar comentários de spam, já vem instalado por defeito
  • Subscribe To Comments: plugin muito útil que possibilita os autores de comentários serem notificados caso haja algum comentário após o deles
  • WordPress.com Stats: plugin útil a nível administrativo, pois permite que as estatísticas do seu blog fiquem e sejam registadas na base de dados do WordPress
  • WP-PostViews: este plugin podem não o considerar útil, mas pessoalmente acho interessante as pessoas poderem ver quantas visualizações já teve um dado artigo.

E pronto, temos aqui uma lista que já dá algum trabalho e serve para melhorar o seu blog :)

Para aceder à página de administração dos plugins, faça login na administração e clique no menu do lado esquerdo em “Plugins”.

Vamos proceder à instalação e activação dos plugins.

– Akismet


akismet por activar

Quanto a este plugin, basta activá-lo (pois já vem instalado por defeito), mas para tal terá de obter uma chave API no site do WordPress, pode fazê-lo aqui:


wordpress api key


(screenshot do akismet com api key – CapturaEcra-3.png)

Já está a funcionar, convém ver pelo menos uma vez por semana o Akismet, para confirmar que nenhum comentário “verdadeiro” foi lá parar sem querer ;)

– Subscribe To Comments (e outros plugins no geral)

Agora vou explicar como se procede para instalar e activar o plugin Subscribe To Comments, mas esta explicação serve para todos os outros plugins no geral.

Clique, no menu do lado esquerdo, em “Plugins → Novo Plugin”, e de seguida escolha o seu plugin em formato .zip no centro, clicando de seguida em “Instalar Agora” para o instalar automaticamente.


wordpress novo plugin

Depois, se instalado com sucesso, deverá aparecer uma página semelhante à que está em baixo, onde deve clicar em “Activar Plugin”.


wordpress activar plugin

E já está. Muito simples, não? :)

Alguns plugins, como o WP-PostViews podem necessitar de alterações nos templates para se poderem visualizar resultados.

Para instalar templates, o procedimento é diferente, pois não tem instalação automática, simplesmente tem de fazer upload da pasta descompactada para wp-content/themes/ e depois poderá seleccioná-lo no menu do lado esquerdo em “Apresentação”.

wordpress gerir templates

Para fazer upload da pasta, terá de ter uma conta de FTP, mas se já seguiu o primeiro artigo “como criar o meu blog”, não precisa de preocupar pois já a tem.

  • Podem ver e fazer download de mais plugins aqui:
  • Podem ver e fazer download de mais templates aqui:
  • Podem e deve visitar também o site da comunidade portuguesa do WordPress, onde encontrará sugestões e traduções para Português de alguns dos plugins mais usados aqui:

Podem sugerir mais plugins, templates e sites que considerem úteis para as pessoas experimentarem.

Obrigado pela vossa colaboração.

NOTA: Este artigo foi escrito por Bruno Bernardino para o Peopleware

15 plugins essenciais para o WordPress

Uma das mais valias que o WordPress tem é a panóplia de plugins que existem por essa Internet fora. Uns mais “interessantes” que os outros, e outros mais úteis que outros. Neste artigo sugerimos 15 extensões que colocam o WordPress ao nível dos mais completos CMS existentes actualmente.

WordPress

WP-Polls
Começamos com um plugin que certamente já será do conhecimento da maior parte dos utilizadores. Com ele pode criar sondagens e assim inquirir os gostos dos seus visitantes.
Compatível com: 1.5.2 ou superior
Página Oficial

WP-PostRatings
Mais um criado por Lester ‘GaMerZ’ Chan. Também largamente divulgado, o WP-PostRatings permite aos visitantes avaliar os seus artigos e páginas utilizando o banal sistema de “estrelas”.
Compatível com: 1.5.2 ou superior
Página Oficial

WP-Print
Se o seu blog tem artigos de informação ou científicos será recomendável a utilização deste plugin. Com ele os visitantes poderão imprimir apenas o que interessa, o conteúdo do artigo em si, eliminando todos os outros elementos do site.
Compatível com: 1.5.2 ou superior
Página Oficial

ShareThis
E com a multiplicação dos serviços de social bookmarking a tendência é mesmo partilhar. Este serviço, adaptado ao WordPress, permite enviar o artigo para 35 desses serviços ou por e-mail.
Compatível com: 1.5 ou superior
Página Oficial

Similar Posts
É cada vez mais habitual encontrar listas de artigos relacionados junto a um determinado post. Existem inúmeros plugins que prometem isto mesmo, entre eles o Similar Posts. Destaque-se de entre os restantes por comparar semelhanças entre artigos não só com base nas tags mas também no título e conteúdo. No entanto, é necessário instalar primeira a Post-Plugin Library
Compatível com: 1.5 ou superior
Página Oficial

AdSense Manager
Num passado não muito distante, colocar publicidade em sites e blogs era uma prática mal vista pela maioria dos internautas. Felizmente, a situação mudou e é cada vez mais uma necessidade. Ao contrário do que o nome possa indiciar, o AdSense Manager não suporta apenas o Google AdSense mas também AdBrite, AdGridWork, Adpinion, Adroll, Commission Junction, CrispAds, ShoppingAds, Yahoo!PN e WidgetBucks. É possível colocar então os anúncios em posts, páginas, widgets ou em qualquer outra parte do blog.
Compatível com: 2.5 ou superior
Página Oficial

Exec-PHP
Certamente já se deparou com alguns plugins que não trazem widgets e que fornecem apenas um excerto de código PHP para colocar algures no seu tema. O Exec-PHP dá à volta ao problema e permite-lhe executar PHP em posts, páginas e até em widgets de texto! Para que não haja problemas de segurança, este plugin conta com um sofisticado sistema de configuração que lhe permite escolher que utilizadores poderão usufruir as suas capacidades.
Compatível com: 2.0 ou superior
Página Oficial

Easy Gravatars
Gravatars são avatars (ou, como são conhecidos em português, imagens de exibição) globalmente reconhecidos. Basta efectuar o registo em Gravatar.com e de cada vez que comentar um artigo com o endereço de e-mail com que se registou surgirá o seu gravatar. Graças a este plugin não é necessário efectuar alterações ao seu tema para que suporte esta divertida forma de comentar; tudo é feito automaticamente!
Compatível com: 2.0.4 ou superior
Página Oficial

wordTube
O wordTube é a sua central multimédia no WordPress. Com ele, colocar ficheiros .flv, .swf, .mp3, .jpg, .gif e .png é tarefa fácil, mesmo sem quaisquer conhecimentos de HTML. Além disso pode configurar o leitor a seu gosto, criar playlists e muito mais!
Compatível com: 2.0.4 ou superior
Página Oficial

Lightview Plus
Quem não conhece o LightBox? Até nós aqui no Peopleware o utilizamos! O Lightview, uma adaptação com novas funções e design agradável, também está disponível para o WordPress; recomendado!
Compatível com: 2.3 ou superior
Página Oficial

All in One SEO Pack
Citando o Diogo Rodrigues, o PageRank tornou-se na nova religião para muitos bloggers e vêem o SEO como a sua igreja. De facto, há quem faça de tudo para ter a certeza que os conteúdos do seu blog chegarão intactos a todos os motores de busca. Isto porque, grande parte dos utilizadores que chegam a um novo blog, encontram-no algures durante uma pesquisa.
Compatível com: 1.5 ou superior
Página Oficial

Secure Form Mailer Plugin For WordPress
Com este plugin poderá criar, de forma fácil, formulários para todo o tipo de fim. Caixas de texto, checkbox, radio button e até CAPTCHA são alguns dos elementos que poderá utilizar. Se quer apenas criar um formulário e nem sabe o que estas expressões significam, não se preocupe, o Secure Form Mailer vem “equipado” com uma documentação extrememante alargada onde poderá esclarecer todas as suas dúvidas.
Compatível com: 2.0 ou superior
Página Oficial

WP-PageNavi
Outro plugin largamente divulgado e também utilizado no Peopleware é o WP-PageNavi, que permite substituir o sistema de navegação do WordPress por outro, bem mais intuitivo, com numeração de páginas.
Compatível com: 2.0 ou superior
Página Oficial

Events Calendar
Como o nome deixa advinhar, o Events Calendar é um substituto para o calendário do WordPress, cheio de novas funções. O calendário pode ser colocados em páginas ou widgets, juntamente com os próximos eventos.
Compatível com: 2.5 ou superior
Página Oficial

Register Plus
Se pretende utilizar o WordPress para construir um blog onde o registo dos utilizadores é fundamental, este plugin tem tudo o que pode procurar. Registo por convites, moderação, campos de registo personalizados, CAPTCHA, termos de utilização e muito mais!
Compatível com: 2.5 ou superior

Anúncios

Sobre tulipa2

Sou simplesmente mulher, com todos os defeitos e qualidades que um ser humano pode ter... Mas que ama a vida e cada minuto dela, como se fosse o ultimo a ser vivido! Sou também uma mulher com dualidades bem marcantes: independente, determinada, romântica, carinhosa, sensível, céptica, alegre, ciumenta, amiga sincera e leal estendendo essas qualidades, para o mundo virtual, onde tive o privilégio de conhecer vários amigos especiais! Detesto mentiras, traição e falsidade. Tenho o senso ideológico muito aflorado, sou totalmente contra preconceitos detestando por isso toda e qualquer Discriminação seja ela racial, sexual, religiosa ou outras. Sou assim, e gosto de ser como sou!!!
Esse post foi publicado em tradutor. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s