Como usar o Windows Live Writer com o WordPress.org: Tutorial completo e definitivo

Como usar o Windows Live Writer com o WordPress.org: Tutorial completo e definitivo

Por: Marcos Lemos

 

wordpress-WLWPublicar de forma profissional em um blog não diz respeito apenas à qualidade dos textos, mas também à forma como fazemos. Se você tem um blog no WordPress.org, com certeza usa o painel padrão para escrever seus posts, mas nesse tutorial vou ensinar como usar o Windows Live Writer (WLW), um poderoso e gratuito editor de posts para blog. Vou mostrar o processo completo de configuração, inclusive como corrigir alguns erros.

Se você ainda não conhece o Windows Live Writer, está perdendo tempo. Veja aqui o que já publicamos sobre esse editor de blogs:

Para quem ciou um blog no WordPress.org (com hospedagem e domínio próprios), a configuração do WLW é bem simples e começa pelo painel de controle de seu blog. Esse tutorial é longo e bem detalhado, por isso siga cada passo para que tudo funcione perfeitamente.

1. Configurando o Painel do WordPress

Abra o painel de seu blog no WordPress normalmente. Então clique no menu “Configurações” ~> “Escrita”. Nesse passo daremos as permissões de acesso:

config-escrita-wordpress

Na página que abriu, role e procure pelo item “Publicação remota” e marque a opção que diz “Ativar os protocolos de publicação XML-RPC do WordPress, Movable Type, MetaWeblog e Blogger“, exatamente como na imagem abaixo:

ativar-XML-RPC-wordpress-WLW

Então role até o final e salve essa modificação clicando no botão “Salvar alterações”.

2. Configurando o Windows Live Writer para seu blog

Agora vamos ao editor Windows Live Writer para configurar sua conta. Claro que você precisa já ter o programa (que é totalmente gratuito) instalado em seu PC.

Ao adicionar uma conta de blog, pode clicar no menu ou no botão para tal, aparecerá uma janela como a que segue na imagem. então marque a opção “Outro serviço de blog”:

add-blog-wp-wlw-01

Clique em próximo para você adicionar os dados de seu blog.

add-blog-wp-wlw-02

Nesse ponto coloque o endereço real de seu blog, o mesmo que as pessoas digitam para acessar sua página. Então coloque os dados de seu painel do WordPress, nome de usuário e senha, exatamente como você acessa seu painel. Outra vez clique em “Próximo”.

Agora começa o processo de configuração automática de seu blog no WLW.

add-blog-wp-wlw-03

Se tudo terminar bem e nenhum erro surgir, você terá de adicionar um nome para esse blog e já pode escrever seus artigos diretamente em seu blog a partir do Windows Live Writer.

3. Corrigir erro XmlRpc server
Resposta de Servidor Inválida

Pode acontecer de o processo ser interrompido por conta de um erro de acesso ao seu blog. Será uma janela como essa da imagem abaixo:

add-blog-wp-wlw-04-erro

Esse erro dá como inválida a resposta do servidor de seu blog do WordPress, chamado aqui de “XmlRpc server”.

Para corrigir isso você terá que acessar seus arquivos de configuração via FTP. Na pasta onde está instalado seu blog WordPress, procure pela seguinte pasta: “wp-includes” e procure pelo arquivo “class-IXR.php”.

Você terá que abrir esse arquivo em seu computador para editar uma linha dele. Pode abrir até no Bloco de notas.

Procure pela linha que contenha:

$length = strlen($xml);

E troque por:

$length = strlen($xml)+3;

É uma mudança bem sutil, mas significativa. Agora é só voltar ao início desse tutorial

Anúncios

Sobre tulipa2

Sou simplesmente mulher, com todos os defeitos e qualidades que um ser humano pode ter... Mas que ama a vida e cada minuto dela, como se fosse o ultimo a ser vivido! Sou também uma mulher com dualidades bem marcantes: independente, determinada, romântica, carinhosa, sensível, céptica, alegre, ciumenta, amiga sincera e leal estendendo essas qualidades, para o mundo virtual, onde tive o privilégio de conhecer vários amigos especiais! Detesto mentiras, traição e falsidade. Tenho o senso ideológico muito aflorado, sou totalmente contra preconceitos detestando por isso toda e qualquer Discriminação seja ela racial, sexual, religiosa ou outras. Sou assim, e gosto de ser como sou!!!
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s