Segredos do Windows Live Writer & WordPress – Títulos Sem HTML

Segredos do Windows Live Writer & WordPress – Títulos Sem HTML

por Ricardo Bicalho


Um aplicativo que roda direto de um pen drive tem tudo que precisa dentro de uma pasta: executável, configurações e bibliotecas (dlls, plug-ins, etc). Já outros como o Windows Live Writer se espalha pelo Windows por tantos lugares que foi preciso investigar o que raios o programa estava fazendo, ler documentação do MSDN e consultar fóruns de desenvolvimento para responder a dúvida:

“Como não deixar o Windows Live Writer converter caracteres especiais do título de um post para HTML ao publicar no WordPress”?

Os caracteres especiais como o á e ç são convertidos para á e ç e isso é ruim porque o WordPress usa justamente o título para criar URIs (Uniform Resource Identifier) otimizadas para SEO (Search Engine Optimization) e filtra o html. O título: Ações de Empresas de Açúcar Sobem vira no momento de enviar o rascunho aes-de-empresas-de-acar-sobem.

08-04-2010 06-13-45

Soluções

1. Editar manualmente cada nome antes de publicar o post.
2. Preencher o campo slug do Live Writer como na imagem abaixo.

08-04-2010 06-57-50

3. Editar o Registro.

Precisamos fazer com que o Live Writer seja forçado a mudar o parâmetro abaixo:

08-04-2010 06-22-36

08-04-2010 07-27-28 Aviso: Alterar o Registro do Windows pode danificar a execução de programas e o sistema operacional. Faça Backup!

  1. Saia do Live Writer.
  2. Inicie o Regedit, o editor de registro do Windows.
  3. Procure pela chave HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows Live\Writer\Weblogs
  4. Dentro dela, devem existir números grandes, como 84a0af78-0efb-4ef3-bacb-47441200a6fe. É o identificador de uma conta de blog. Clique nele.
  5. Encontre a chave Manifest Options. Abra ela.
  6. Clique com o botão direito e adicione um novo String Value (Valor da cadeia de caracteres, se o Windows estiver em português) e chame-o de requiresHtmlTitles. 08-04-2010 07-22-28
  7. Edite o valor dele para No. Clique Ok e saia do Registro.
    08-04-2010 07-36-00

Se tudo deu certo, quando você procurar em Editar configurações do blog > Conta > Exibir Recursos ou Edit blog settings > Account > View capabilities, o editor deve mostrar o valor correto.

08-04-2010 07-46-35

Se por algum motivo você usar a ferramenta de configuração automática, esse parâmetro vai ser sobrescrito. Mas pode-se automatizar o processo por completo usando um manifesto em xml, assunto de outro post.

Segredos do Windows Live Writer & WordPress – Config via XML e SEO

por Ricardo Bicalho em 8 de abril de 2010, 22:55 9 Comentários


Essa é a continuação do post anterior. Só que agora, vamos de uma forma mais elegante. Via XML, dentro do WordPress, é possível configurar o Live Writer com várias opções de edição, controle e publicação. Se você possui vários colaboradores, pedir para todo mundo editar chaves de registro não é a melhor solução.

Na pasta de instalação do WordPress, procure na pasta wp-includes o arquivo wlwmanifest.xml. Se ele não existir, é possível criar um para configurar automaticamente as permissões.

O arquivo permite que você configure várias opções usando a ferramenta automática do aplicativo, sem edição de chave de registro.

08-04-2010 22-45-36

Nesse caso, não será permitido envio de posts com título vazio e a configuração para evitar a conversão para HTML também está lá. Existem muitas outras opções e recomendo a leitura da documentação para saber quais outras opções existem.

SEO Plug-In

Uma outra dica para quem se preocupa com otimizaçào para ferramentas de busca (Search Engine Optimization – SEO) é instalar e usar o Imtech SEO Slugs Live Writer Plugin.

“Otimização de SEO – Uma Nova Abordagem” torna-se “otimização-de-seo-uma-nova-abordagem” com 1 clique.

Anúncios

Sobre tulipa2

Sou simplesmente mulher, com todos os defeitos e qualidades que um ser humano pode ter... Mas que ama a vida e cada minuto dela, como se fosse o ultimo a ser vivido! Sou também uma mulher com dualidades bem marcantes: independente, determinada, romântica, carinhosa, sensível, céptica, alegre, ciumenta, amiga sincera e leal estendendo essas qualidades, para o mundo virtual, onde tive o privilégio de conhecer vários amigos especiais! Detesto mentiras, traição e falsidade. Tenho o senso ideológico muito aflorado, sou totalmente contra preconceitos detestando por isso toda e qualquer Discriminação seja ela racial, sexual, religiosa ou outras. Sou assim, e gosto de ser como sou!!!
Esse post foi publicado em dicas, Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s