Japão: Nebuta/Neputa Matsuri, os festivais das lanternas gigantes

Japão: Nebuta/Neputa Matsuri, os festivais das lanternas gigantes

 

festival de lanternas gigantes. Um, não: dois. Os Festivais Nebuta e Neputa rolam, respectivamente, nas cidades de Aomori e Hirosaki, no norte do Japão, no início de agosto. é muito bacana, mesmo. Painéis e bonecos feitos de papel de arroz e iluminados, como lanternas japonesas… Fenomenal!

Bem, melhor que ler, é ver. Cai dentro no vídeo:

sexta-feira TREZE. E essa sexta-feira de agosto, o mês de desgosto, veio turbinada aqui no Japão. Isso porque é butsumetsu 「仏滅」que, para os japoneses, é um dia de azar.

"Butsumetsu" quer dizer, literalmente, "morte de Buda". Não que hoje seja, exatamente, o dia em que Buda morreu. Mas, é que um espertinho vendedor de calendários decidiu criar um sistema cíclico de seis dias em que cada um deles representasse algum tipo de sorte (ou de falta dela). Bem, isso é o que a lenda diz.

O ciclo que teria sido criado pelo tal espertinho é chamado de "rokuyō"「六曜」que, literalmente, quer dizer "seis dias". De acordo com o cara os dias podem ser:

Senshō (先勝): Sorte até o meio-dia, azar depois disso. É um bom dia para recomeços, mas só pela manhã.

Tomobiki (友引): Coisa em que algo ruim pode acontecer aos amigos. O nome do dia já diz tudo. "Tomobiki" quer dizer "empurrar os amigos". É um dia ruim para funerais porque você pode estar empurrando um amigo para a morte. Neste dia, os crematórios costumam estar fechados. (No Japão, os mortos são cremSen≈çados.)

Senbu (先負): Azar até o meio-dia, sorte depois disso.

Butsumetsu (仏滅): É o dia mais azarento de todos. As pessoas procuram não se casar quando é butsumetsu. E alguns templos xintoístas não abrem seus escritórios neste dia.

Taian (大安): É o dia de maior sorte. Os japoneses escolhem o dia taian para casar e para abrir novos negócios.

Shakkō (赤口): Neste dia, só é sorte entre 11 da manhã e uma da tarde. Antes e depois, amigo, salve-se quem puder.

Espantando o azar

E o que fazer para espantar a má sorte? Os japoneses são bem supersticiosos. Eles têm vários amuletos para espantar o azar. Veja alguns:

O-mamori「お守り」

imagem: Wikipedia

É o amuleto mais popular aqui no Japão. Ele é vendido em templos budistas e xintoístas. O o-mamori é usado para espantar o azar. As pessoas carregam dentro da carteira ou da bolsa. Tem o-mamori para fins específicos, também. Por exemplo, quem quer passar no vestibular compra um desses na época das provas.

Manekineko 「招き猫」

É o chamado "gato da sorte". Para nós, parece que o gato está acenando. Mas, aqui no Japão, a patinha no ar tem um sentido de "chamamento". O manekineko chama a sorte, a fortuna e os clientes. Por isso, é comum ver um desses gatinhos nos comércios japoneses.

Kumade 「熊手」

É outro amuleto famoso entre os comerciantes. Os kumade são ricamente enfeitados e vêm com as inscrições kaiun shofuku”「開運招福」, que é um pedido para atrair boa sorte; e “shoobai hanjoo”「商売繁盛」, que quer dizer prosperidade nas vendas.

 

Japão: Um festival para dar um gás nos negócios

 

 

Matsuri 「祭り」, em português, pode ser traduzido como “festival”. Na cultura japonesa, os festivais representam ritos de passagem coletivos, em geral relacionado com o início ou o fim de algum ciclo.

O Tori No Ichi Matsuri 「酉の市祭り」é um festival celebrado em alguns templos da região de Asakusa. A celebração coincide com o dia do galo no horóscopo chinês. Nesse festival, os japoneses se reúnem para pedir prosperidade, especialmente nos negócios. O mais bacana desse festival é que ele vara a madrugada, algo incomum nas cidades japonesas, que costumam primar pelo silêncio à noite.

O templo é todo enfeitado para o festival. As lanternas feitas à mão no tradicional estilo do período Edo e levam os nomes dos mantenedores do templo. 

As pessoas vêm para o templo fazer suas preces. Existem sinos que podem ser soados por enormes cordas feitas de cânhamo. Ao balançar as cordas do sino, o fiel agradece pela paz do ano que está se acabando e pede que o ano novo lhe traga sorte.

Comerciantes e homens de negócios vêm aqui para comprar uma espécie de amuleto, o kumade 「熊手」. Tem kumade de vários tamanhos… e de vários preços. Os kumade são ricamente enfeitados e vêm com as inscrições kaiun shofuku”「開運招福」, que é um pedido para atrair boa sorte; e “shoobai hanjoo”「商売繁盛」, que quer dizer prosperidade nas vendas.

http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=7836328&server=vimeo.com&show_title=1&show_byline=1&show_portrait=1&color=&fullscreen=1&autoplay=0&loop=0

Tori No Ichi Matsuri from Roberto Maxwell on Vimeo.

http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=7836210&server=vimeo.com&show_title=1&show_byline=1&show_portrait=1&color=&fullscreen=1&autoplay=0&loop=0

 

http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=7836103&server=vimeo.com&show_title=1&show_byline=1&show_portrait=1&color=&fullscreen=1&autoplay=0&loop=0

Tori No Ichi from Roberto Maxwell on Vimeo.

Anúncios

Sobre tulipa2

Sou simplesmente mulher, com todos os defeitos e qualidades que um ser humano pode ter... Mas que ama a vida e cada minuto dela, como se fosse o ultimo a ser vivido! Sou também uma mulher com dualidades bem marcantes: independente, determinada, romântica, carinhosa, sensível, céptica, alegre, ciumenta, amiga sincera e leal estendendo essas qualidades, para o mundo virtual, onde tive o privilégio de conhecer vários amigos especiais! Detesto mentiras, traição e falsidade. Tenho o senso ideológico muito aflorado, sou totalmente contra preconceitos detestando por isso toda e qualquer Discriminação seja ela racial, sexual, religiosa ou outras. Sou assim, e gosto de ser como sou!!!
Esse post foi publicado em dicas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s