ELOGIO DA SINCERIDADE –

ELOGIO DA SINCERIDADE – Posfácio – JOSÉ MANUEL HELENO

È incómoda proximidade de nós a nós mesmos que nos pode cegar para a compreensão das virtudes, em particular a virtude da sinceridade. Montesquieu confessa-o no início do Elogio da Sinceridade, enaltecendo aqueles que se tornam sábios por destruírem uma ilusão temível : a convicção de que o homem tem acesso à verdade. No entanto, a autêntica filosofia só pode exercitar-se na sinceridade, virtude suprema que nos desobriga de inúmeras escravaturas, nomeadamente a de não se saber viver senão disfarçando os sentimentos. Só o infatigável regresso a si mesmo pode fazer sobressair a sinceridade, rejeitando a vergonha que se entranha nos indivíduos ao adularem a falsidade porque lhes falta a coragem e a liberdade para serem verdadeiros.

È assim que podemos falar de sinceridade a propósito da vida privada ou da vida pública no intuito de saber até que ponto somos sinceros conosco ou se podemos sê-ló nas relações intersubjetivas. Se partimos do pressuposto que se trata da mesma noção, não havendo alteração significativa naquilo que entendemos em ambos os casos, é francamente desejável prestar atenção àquilo que cada um é e à forma como nos relacionamos com os outros. Dessa atenção surgirá a convicção de que somos ou não sinceros. Todavia, ainda mais que a convicção, é preciso estar disponível para pensar e sentir a suposta verdade que pode existir em cada um de nós. È neste sentido que a sinceridade pode desencadear uma série de suspeitas, algo que se relaciona com o auto-engano, com a hipocrisia interior, o ressentimento, os mecanismos de defesa do eu, enfim, com todos esses dispositivos que nos incitam a esconder a verdade de nós mesmos. È por isso que a sinceridade exige um exercício incansável, algo que deve levar o indivíduo a reconhecer que não basta ser sincero, mas estar atento cada vez que se julga sincero e esforçar-se por detectar o engano e o auto-engano. (…)

 

ჱﮨჱﮨﻶﻉ ¸.◦´¯`◦.¸ﻶﻉ
_____♡_♡_♡_♡._____.♡_♡_♡_♡
___♡bjos______“♡__♡“_____“bjos“♡
__♡bjos_________♡_________“bjos♡
__♡bjos______ ________“bjos“♡
__♡bjos__BOA SEMANA_“bjos“♡
___♡bjos___ Beijosssss-_____“bjos“♡
____♡bjos____ CÉU___ __“bjos“♡
______♡bjos___________“bjos“♡
________♡bjos________bjos“♡
__________♡bjos_____bjos♡
____________♡bjos_bjos“♡
______________♡“bjos“♡
________________♡_♡

Sincera é uma palavra inventada pelos romanos. Eles fabricavam vasos
com uma cera especial e ficavam transparentes.
Então dizia-se "Que lindo, parece que não tem cera’ (sin cera).
Então um vaso que parecia ‘sin cera’ era translúcido. Daí, essa expressão ganhou um sentido mais amplo.
Sincero é aquele que não oculta, não engana, não usa disfarces, mentiras, dissimulações…
Pessoas sinceras nos deixam ver o que lhes vai dentro através de suas palavras…

ser sincero… para mim é sermos nós mesmos, sem subterfúgios não pretendermos "imitar" este ou aquele que admiramos, assumirmos os nossos defeitos, ser humildes saber que erramos e que não somos donos da razão, por mais que estejamos convencidos do contrário. Aprender a lidar com os nossos diabinhos que muitas vezes nos fazem ter uma atitude menos boa. E por mais verdadeiros, que sejamos há que ter sempre em conta, com o que dizemos, onde dizemos, e em que contexto. A variação de ditos, e de exposições de determinadas ideias e ou pensamentos por mais correta, que seja pode, não sendo exposta no espaço devido ganhar outras formas. A sinceridade, a honestidade, tem quanto a mim uma grande relação com a sensibilidade do individuo, claro também com a sua formação pessoal, intelectual, social e cultural e é um apelo à consciência. ter em conta que só se aprende com os erros.

Anúncios

Sobre tulipa2

Sou simplesmente mulher, com todos os defeitos e qualidades que um ser humano pode ter... Mas que ama a vida e cada minuto dela, como se fosse o ultimo a ser vivido! Sou também uma mulher com dualidades bem marcantes: independente, determinada, romântica, carinhosa, sensível, céptica, alegre, ciumenta, amiga sincera e leal estendendo essas qualidades, para o mundo virtual, onde tive o privilégio de conhecer vários amigos especiais! Detesto mentiras, traição e falsidade. Tenho o senso ideológico muito aflorado, sou totalmente contra preconceitos detestando por isso toda e qualquer Discriminação seja ela racial, sexual, religiosa ou outras. Sou assim, e gosto de ser como sou!!!
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s