A EDUCAÇÃO É BELA ( A beleza está nos olhos de quem a vê)

A EDUCAÇÃO É BELA ( A beleza está nos olhos de quem a vê)

Claudeci Ferreira de Andrade

Muitos olhares opacos da vida hoje têm destruído completamente o entusiasmo sobre a beleza. Agora, depois de duas facectomias bem sucedidas, já possa ver melhor a beleza do sistema educacional com relação à vida em geral! Falo de meu olhar físico, crendo na influência do meio. Como é lindo o meu espaço! Preciso constantemente de relações que me sensibilizem para com o belo. Temos que destruir a normativa catarata: a cegueira branca, mesmo que para isso temos que ser submetido a um transplante de lente e/ou de espírito!

         José Saramago já falou em seu romance: Ensaio sobre a Cegueira, do que é capaz verdadeiramente um povo cego. Uma cegueira leva a outra. A verdade é que temos que aprender a ver a beleza. Eu deveria já ter desenvolvido profunda dignidade, graças à majestade condizente com a beleza do lugar que trabalho e sirvo! Porém o via mal!

         Um professor com uma boa visão física vive a vida na companhia da beleza plástica de muita gente boa. Mesmo em meio a todas as pressões da vida, o equilíbrio deve ser o ideal para alguém de vista clara, ele tem mais segurança. Nem todos os professores são eruditos, ou artistas, porque a beleza da vida nem sempre está ao alcance de cada um, às vezes, os olhos não lha permitem.

         Um professor que enxerga bem pode ser estimado por sua visão física, mesmo que seja rude e desgracioso. Mas é muito duvidoso que alguém deseje seu ponto de vista. A pureza de mente e coerência nas maneiras é dos mais visíveis aspectos da beleza. A beleza interior é muito mais importante do que qualquer aspecto exterior de alguém. Significa mais do que boas maneiras. Inclui o sensível gosto pela virtude e pelo belo. Envolve bondade, seriedade, altruísmo e sinceridade.

         Existe a beleza que repele, a falsa, aquela que fala Honoré de Balzac : "Quando todo o mundo é corcunda, o belo porte torna-se a monstruosidade". Olhares que nos flecham com um brilho resplandecente, mas traz um ponto de vista errado. É possível enganar alguém com o olhar atravessado das maiorias! No entanto, a beleza da realidade nua e crua transfere para o professor, que a vê nitidamente, certas qualidades pessoais. Mas, isso quer que ele seja justo, leal, gentil, Cortês, altruísta e amorável. A beleza da vida não é um som, mas quebra cristais. Não é só aparência, mas significa o modo de ser. É motivo maior do comportamento. Que meus olhos límpidos, agora, ajudem-me nisto, que eu não fique tão deslumbrado com o exterior a  ponto de não ver o interior.

[tweetmeme only_single="false"]

Anúncios

Sobre tulipa2

Sou simplesmente mulher, com todos os defeitos e qualidades que um ser humano pode ter... Mas que ama a vida e cada minuto dela, como se fosse o ultimo a ser vivido! Sou também uma mulher com dualidades bem marcantes: independente, determinada, romântica, carinhosa, sensível, céptica, alegre, ciumenta, amiga sincera e leal estendendo essas qualidades, para o mundo virtual, onde tive o privilégio de conhecer vários amigos especiais! Detesto mentiras, traição e falsidade. Tenho o senso ideológico muito aflorado, sou totalmente contra preconceitos detestando por isso toda e qualquer Discriminação seja ela racial, sexual, religiosa ou outras. Sou assim, e gosto de ser como sou!!!
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s